Chico Santa Rita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chico Santa Rita
Chico Santa Rita
Nome completo Francisco José de Santa Rita Behr
Nascimento 16 de julho de 1939
Palmas, PR  Brasil
Morte 8 de maio de 2023 (83 anos)
Vila Real, Portugal
Ocupação Jornalista

Francisco José de Santa Rita Behr (Palmas, 16 de setembro de 1939), mais conhecido como Chico Santa Rita, foi um jornalista e publicitário brasileiro famoso por atuar como consultor político em campanhas eleitorais. Anteriormente foi jornalista da Rede Globo, trabalhando como editor chefe do Jornal Hoje.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Francisco Santa Rita nasceu na cidade de Palmas em 1939. Começou a sua carreira profissional no Banco do Brasil na cidade paulista de Santos, para onde se mudou. Na época, já tinha interesse pelo jornalismo, embora nunca tivesse trabalhado na área.

A sua 1ª oportunidade surgiu por acaso em 1963, quando inscreveu uma peça de sua autoria num concurso da prefeitura de São Paulo e foi premiado. Entrevistado pelo jornal A Tribuna para uma matéria sobre a premiação, acabou conhecendo o diretor de redação do jornal, que lhe convidou a trabalhar naquela empresa. Passou 6 meses como redator e editor do caderno de política antes de se transferir para o Jornal da Tarde como editor do caderno de variedades.

Posteriormente, em 1968, foi para a Editora Abril, inicialmente para trabalhar na revista Realidade. Entre idas e vindas, passou 10 anos na Editora Abril trabalhando em várias revistas a exemplos da Revista Escola e da revista Nova e depois como publicitário, dirigindo o departamento de criação e produção responsável por propagandas da editora.

Em seguida, foi trabalhar na Rede Globo como editor-chefe do Jornal Hoje e Jornal da Globo.

Marketing político[editar | editar código-fonte]

Chico começou a trabalhar com marketing politico em plena ditadura militar, comandando a vitoriosa campanha de Noel de Carvalho à prefeitura de Resende. Mais tarde, veio a trabalhar também com o ex-governador Orestes Quércia – falecido em dezembro de 2010.

Em 1989, trabalhou no segundo turno para o ex-presidente Fernando Collor, que seria destituído em 1992. Já em 1993, trabalhou no plebiscito em campanha pelo presidencialismo e pela República com ampla vitória. Após 12 anos, em 2005, volta para realizar a campanha contra o referendo do desarmamento, que saía de um péssimo resultado para ampla vitória. Foi presidente da PROPEG-CP.

Candidatura[editar | editar código-fonte]

Em 2010, candidatou-se a deputado federal por São Paulo pelo PV e recebeu 9.873 votos (0,05% dos válidos).

Livros publicados[editar | editar código-fonte]

  • Batalhas Eleitorais (2002)
  • Novas Batalhas Eleitorais (2008)
  • Batalha Final (2014)
  • Batalhas Eleitorais. 25 Anos de Marketing Político (2014)
  • De Como Aécio & Marina Ajudaram a Eleger Dilma (2015)

Referências

  1. «CHICO SANTA RITA». Rede Globo. Memória Globo. Consultado em 16 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • A página oficial de Chico Santa Rita (desativada)